São Martinho de Anta, Sabrosa (Portugal)

São Martinho de Anta é de 1864. Antigos registros classificam o lugar com o nome de "Terras de Panoias" que datam de 1258. Um lugar que pouca gente no Brasil ouviu falar, fica há 110 km do Porto (não se gasta mais que 90 minutos dirigindo pelas vias A42 e A4 passando por Vila Real). A freguesia de São Martinho de Anta é bem pequena (910 habitantes 2011), pertence à Sabrosa, Trás-os-montes. Daqui veio o nome Correia que hoje é uma numerosa família em Santos, SP, Brasil. 

Centro de São Martinho de Anta


Placas indicativas no caminho do Porto e Sabrosa. 

Foi daqui que veio para o Brasil o meu bisavô paterno Antonio Caçador Correia (1881-1972). Ele casou-se na Igreja de Nossa Senhora da Azinheira com minha bisavó, nascida em de Souto MaiorMaria Luisa da Costa (1885-1965). Acredito que ainda tenha muitos parentes de sangue nessa linda Terra. Tem eles os sobrenomes (apelidos) Caçador, os Correia e os Costa. 

Centro de São Martinho de Anta

Aqui na cidade nasceu Miguel Torga, quem sabe, se não teria sido um dos meus ancestrais, já que o nome de batismo do ilustre filho de São Martinho de Anta era Adolfo Correia Rocha. Além de médico, Miguel Torga teve grande destaque na literatura portuguesa como poeta e escritor. Batizou Trás-os-Montes como o Reino Maravilhoso.


Praça central do cruzeiro de São Martinho de Anta

Não tenho certeza absoluta, mas quando estive na aldeia almocei em um restaurante chamado "Constantino". Não sei se o nome é esse mesmo... Mas sei que fui muito bem atendido e a comida foi muito boa (algum prato de carne de cabrito). Não lembro o que comi, mas, se fosse ruim, certamente não esqueceria. Recomendo o restaurante sim à todos os visitantes. Serviço foi muito bom, o pessoal bastante cortês e o ótimo custo, como quase tudo em Portugal (comparado ao outros países Europa). 

Placa no Alto da Azinheira indicando as trilhas de São Martinho



Mas qual a origem do nome "São Martinho de Anta"? São Martinho era um Santo do século V muito popular em toda a Europa. Em Portugal é uma grande tradição festejar o Santo no mês de Agosto. O povo promove uma grande festa com magusto (castanha assada). Esta é também a época do ano que que se prova o novo vinho, resultado das primeiras colheitas da safra. Como diz a rima no local “No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. E não se esqueça das castanhas assadas portuguesas de Trás-os-montes (as melhores da Europa). 


Significado da palavra anta. Sinceramente e inicialmente, no alto da minha ignorância, pensei que "anta" fosse um animal. Claro que não.... Pesquisei... Anta é uma construção sepulcral, pré-histórica, uma tumba da era pré-histórica (megalítica), feita de pedras grandes, conhecido também como dólmen. As antas de São Martinho são conhecidas como Mamoa das Madorras. Uma outra curiosidade diz que pesquisas arqueológicas indicam objetos com datação posterior a 385 a.C. ligada aos fenícios. É mole? Desde os primórdios é um lugar muito procurado pela humanidade. 

Estradinha entre a Capela da Azinheira e Souto Maior.



Vista do Alto da Azinheira 

A Capela de Nossa Senhora da Azinheira (século XVII estilo Barroco) fica no alto da serra da Azinheira, em São Martinho. Dá para chegar facilmente com qualquer tipo de automóvel. É uma das mais belas vistas do concelho de Sabrosa. Aqui foram batizados e casaram-se meus bisavós paternos. 
A festa da padroeira tem o seguinte calendário em Agosto: Dia 13 (corrida de cavalos e burros e arraial), Dia 14 (procissão de velas e torneios desportivos), Dia 15 (procissão e arraial), Dia 16 (merenda familiar no espaço da serra que envolve o santuário e arraial) e Dia 17 (sardinhada na serra), época em que se juntam na freguesia os naturais provenientes de várias partes de Portugal e do mundo (gostaria de ir um dia). Ao lado da capela existem diversas castanheiras centenárias, três fontes barrocas (1925) e um cruzeiro. O lugar é de paz. 

Temperatura anual em São Martinho de Anta:

Dicas Importantes:
Beba água e use um calçado confortável (vai andar muito)

Referências:
Mamoa das Madorras
Miguel Torga
Nossa Senhora da Azinheira
São Martinho de Anta
Terras de Panoias
Trás-os-montes
Wikipedia: São Martinho de Anta
Wikipedia: Souto Maior


Queria ter visto:
O interior da Igreja de Nossa Senhora da Azinheira
Data da Viagem: Junho de 2012
Cidade de Origem: Porto
Cidade de Destino: Régua
Meio de Transporte: Automóvel

Colheita da Castanha no Dia de São Martinho

Mapa de São Martinho de Anta:


Espero ter colaborado

Nenhum comentário:

Postar um comentário