Oranienburg (Germany) Campo de Concentração de Sachsenhausen


Visão da minha visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen, em Oranienburg, território da antiga Alemanha Oriental (RDA), que fica à quarenta minutos de Berlin (cerca de 30 km). 

Obviamente as opiniões divergem quando se fala em "visitar" um Campo de Concentração Nazista. Acredito que todas as opiniões devam ser respeitadas. Afinal, foram seis milhões de pessoas (6.000.000) mortas nessa loucura. Se você é brasileiro e tem descendência européia, deve ter muitas raízes ligadas ao Holocausto. Veja como participaram do holocausto os Portugueses, Húngaros, Italianos, Poloneses, etc, etc, etc etc... Pior, veja uma matéria sobre as crianças e o holocausto. Acho que todos deveriam conhecer esses Campos. Conhecimento gera aprendizado e sabedoria para que façamos com que a coisa não se repita em tempo algum. 

O Memorial

A Maquete


Na primeira foto o Monumento em Memória dos Prisioneiros do campo. A segunda retrata uma maquete em metal, detalhando como os Campos de Concentração Nazistas eram construídos. Muitos na forma triangular.  Esse processo permitia que as áreas fossem se expandindo de forma mais rápida, com uma logística fácil e organizada. 

O portão de entrada

O Trabalho Liberta

Muitos dos antigos Campos de Concentração Nazistas tem o mesmo tipo de fachada, arquitetura e portão de entrada. Em frente a esse tipo de prédio, ficava o terminal de trens que "descarregava" as vítimas, muitas vezes com a desculpa "oferta de trabalho certo". Entretanto, a única coisa certa, infelizmente, era a morte dessas pessoas. As inscrições nos portões de entrada "Arbeit macht frei" significam "O trabalho liberta". 


Acomodações aos prisioneiros

Acomodações aos prisioneiros


Fotos acima revelam as dependências internas de onde as pessoas eram mantidas como animais (ou pior). Dentro desses campos se dizia que a única maneira de sair de lá, seria pela chaminé, obviamente na forma de fumaça... Duro, mas real. 

Segurança dos Campos

Segurança dos Campos

Este campo de concentração foi um dos primeiros da Alemanha. Não era, inicialmente, um campo de extermínio total como os da Polônia (Treblinka, Sobibor, Auschwitz, etc). Na época, Em cada canto do Campo de Concentração Nazista havia uma guarita com vigias armados com metralhadoras. Os muros eram altos e, numa eventual tentativa de fuga, o prisioneiro ainda teria que tentar atravessar as concertinas metálicas eletrificadas. 

A forca

Os enforcamentos eram atos de exibicionismo nazista e serviam como estratégia para alimentar a propaganda alemã e amedrontar os "escolhidos" para morrer. Forcas não eram usadas frequentemente porque demandavam muito tempo para o extermínio dos prisioneiros (judeus, homossexuais e pessoas contrárias ao regime). 

Fosso de Fuzilamento com entrada da Câmera de Gás ao Fundo. 

Na fotos acima o fosso de fuzilamento (3 metros abaixo do nível do solo). Ao fundo, o portão de entrada da câmara de gás. Se não entrasse, era tiro. Essas construções aniquiladoras facilitavam a logística direta aos crematórios. Eram eficientes, rápidas, e menos traumáticas para aqueles que executavam os prisioneiros. Em alguns campos de extermínio da Polônia Ocupada, a capacidade de aniquilação chegava à 6.000 pessoas por dia, com até quatro câmaras de gás trabalhando simultaneamente. Chegou-se ao ponto de se desenvolver câmaras de gás móveis em caminhões e trens. Essa era a realidade da época. 

Dicas: 
Para chegar na cidade de Oranienbuirg partindo de Berlin, pegue o trem S1 na estação de "Berlin Gesundbrunnen" em direção à Oranienburg. Siga por 13 estações e desça na estação "S Oranienburg Bhf". Esse trajeto não leva mais do que 40 minutos. Os ingressos podem ser comprados aqui neste link ou diretamente na portaria do campo.
Informações Turísticas em Oranienburg
O que não pode faltar: Um calçado confortável (vai andar muito)
Consulte a temperatura e leve água antes de iniciar sua viagem.
Melhor época para viajar: (Abril e Maio) ou (Outubro e Novembro). 

Data da Viagem: 2011 SEP
Cidade de Origem: Berlin
Cidade de Destino: Berlin, depois Dresden
Meio de Transporte: Ônibus, Tram.

Veja este vídeo do youtube sobre Sachsenhausen e Oranienburg:






Espero ter ajudado

Nenhum comentário:

Postar um comentário