Barcelos (Portugal)

Fundada em 1227, Barcelos fica ao Norte de Portugal e, desde a idade média é o Caminho Português para Santiago de Campostela. Com pouco mais de 20 mil habitantes é uma cidade que merece sua visita. Antigas edificações como as Ruínas do Paço, a Ponte Medieval de 1325, o Rio Cávado, a Igreja Matriz (Paróquia de Santa Maria Maior) e a Torre da Porta Nova devem ser vistas. Toda essa obra da história fica há apenas 50 km da Ribeira (Porto). Depois, por mais 30 km, se chega à Braga. Um belo passeio. Dá para curtir a cidade, conhecer suas lendas, comprar suas lembrancinhas (Galo de Barcelos) e aproveitar esse ótimo bate e volta (Retornando por Guimarães).  Rápido, barato, boas estradas, bons cafés, belos lugares. Recomendo. 

Barcelos visto do outra lado do Rio Cávado. 

Galo de Barcelos, símbolo de Portugal. 

Em Barcelos o que não falta é galo colorido. Tem até o "Monumento do Senhor do Galo". Acho que são, pelo menos, umas trinta esculturas do Galo de Barcelos com dois metros de altura. Tem por toda a cidade. É esse o mesmo galo que enfeita obrigatoriamente as casas das famílias portuguesas e seus descendentes aqui no Brasil. São diversos os tipos. Desde um chaveiro até um saca-rolhas. Alguns são feitos em espuma e mudam de cor (Galo do Tempo). O Galo de Barcelos é símbolo de Portugal. Esse famoso galo é fruto de uma assombrada lenda da cidade (veja nesse link).

Um verdadeiro museu à céu aberto. 

Pelourinho de Barcelos


Muralhas e fortificações em Barcelos. 

Mesmo com frio e chuva o passeio foi hiper agradável. Era uma terça-feira, a cidade estava vazia, nada de filas e o frio mantinha as poucas pessoas dentro de cafés e restaurantes. Aliás, o melhor doce que comi em Portugal foi um "Tipo de Sonho". Não sei exatamente o nome. Mas tinha alguma coisa há ver com "Pastel de Nata". Simples e gostoso. O  lugar que me serviu essa maravilha, se não me engano, é a Pastelaria Arantes. Super recomendo!!

Igreja do Bom Jesus da Cruz

Avenida da Liberdade em Barcelos

Proximidades do Campo da República. 

Embora se trate de uma pequena cidade, tenho que reconhecer que Barcelos é grande em seu charme. Moraria aqui tranquilamente. O lugar é seguro, limpo, calmo e lindo. Nem pensaria duas vezes. Acredito ser parada obrigatória para quem visita o Norte de Portugal. Indicada até mesmo para quem vai cruzar a Fronteira da Espanha. Afinal, estamos a apenas duas horas (de carro) de Santiago de Compostela. 

Temperatura anual em Barcelos
Melhor época para viajar: (Abril e Maio) ou (Outubro e Novembro). 

Dicas Importantes:
Beba água e use um calçado confortável (vai andar muito)
Experimente: Sarrabulho (para os acostumados) ou Galo Assado. 
Coma um sonho na  Pastelaria Arantes.
Data da Viagem: 2012 JUN
Cidade de Origem: Guimarães
Cidade de Destino: Braga
Meio de Transporte: Carro

Abaixo vídeo do Luis Costa com o Drone em Barcelos:





2 comentários:

  1. Dicas muito boas...o video bem legal...Essa cidade é plana? Vou passar por lá. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barcelos é no Norte, quase divisa com a Espanha. Fora do seu roteiro. Na verdade as cidades do seu roteiro ainda não foram postadas. Só vou postar no final de 2017.

      Excluir