Civita di Bagnoregio, Bagnoregio, Viterbo (Itália)

Esse post contempla dois lugares vizinhos no "Valle dei Calanchi", mas bem diferentes entre si. Tanto no que tange à época de fundação, quanto na arquitetura e topografia. Essas duas maravilhas ficam no Lácio, entre à Toscana e a Umbria.  Tem fácil acesso de carro (a estrada é linda). Dá para fazer um bate-e-volta de Assis, Siena, Roma ou Florença. A visita vale muito à pena. Recomendo sem restrições. Importante que só conheci o lugar por indicação de um amigo. Todas as expectativas foram superadas e a viagem pela Toscana com a esticadinha pela Umbria e Lácio se tornou melhor ainda.

Civita di Bagnoregio visto do Início da Ponte.

Civita di Bagnoregio visto de Bagnoregio.

Estar em um lugar desses vai, certamente, te deixar uma inesquecível lembrança para o resto da vida. Um marco na memória. Garanto que quem vem e vê, perde o fôlego ao se deparar com uma cidadela "ilhada" em uma imensa cratera de barro e calcário. Duas localidades ligadas apenas por uma estreita ponte (foto). Inesquecível! A paisagem fala por si...

Capela na estrada entre Viterbo e Bagnoregio. 


Entrada pincipal de Bagnoregio.

"Civita Di Bagnoregio", fundada pelos Etruscos há mais de 2500 anos. Chegou a ter apenas 15 habitantes ao longo do século XX. Hoje é, indiscutivelmente, um dos mais belos cartões postais da Itália (nunca tinha visto nada igual). A topografia em forma de ilha cônica é resultado de diversos terremotos e seguidas erosões do solo à base de calcário. Como leigo, defino a cidadela como uma ilha dentro de um vulcão adormecido (ou coisa parecida). Face à esses diversos desmoronamentos, Civita Di Bagnoregio tornou-se conhecida como "che il paese muore" (a cidade que morre). 

Ruas de Bagnoregio (caminho à Civita)

Apesar de todos os desmoronamentos, Civita di Bagnoregio ainda tem boa parte de seu patrimônio preservado. Devido a seu isolamento, a cidade foi capaz de suportar dezenas de invasões de bárbaros e duas guerras mundiais. Hoje em dia, a população de Civita Di Bagnoregio varia entre 12 pessoas no inverno e pouco mais de 100 no verão.  


Bagnoregio


Bagnoregio

Já, a cidade de Bagnoregio, conforme dados de 2011, é uma "comuna" italiana com cerca de 3.000 habitantes. Apesar de continuar pequena, tem experimentado o renascimento através do turismo do último século. Bagnoregio tem uma arquitetura contemporânea, resultado dos últimos 100 anos de crescimento. 

Bagnoregio


Prefeitura de Bagnoregio

Dicas vão te ajudar a não sofrer por falta de informação: Não precisa andar do Portal da entrada da cidade até a ponte da Civita. É longe (andei por falta de informação). Você pode entrar na Cidade de Carro. Pelo Portal de Entreda principal. Dirija até a Ponte e estacione (EUR$ 2 por hora).  Saia cedo da sua origem e chegue cedo em Bagnoregio.  A estrada, em alguns trechos, é bem sinuosa e com velocidade limitada.  Outra coisa: É quente (Apanhei muito com o calor - Maio). Leve uma garrafinha de água. Existem poucas opções na Civita. Distâncias à se considerar:  Assis 02h00min 120 km (mapa), Roma 01h45min 110 km (mapa), Frorença 02h10min 180 km (mapa), Siena 01h40min 140 km (mapa), Pitigliano faça no mesmo dia 01h00 50 km (mapa) e, finalmente, o Lago di  Bolsena 40min 20 km (mapa). 

Temperatura anual:

Dicas Importantes:
Beba água, use boné e um calçado confortável (vai andar muito no sol em desnível)
Queria ter visto: a Civitella D'agliano e a Cidade de Pitigliano (50km de Civita)
Experimente fazer Pitigliano e Bagnoregio no mesmo dia 01h00 de Carro (mapa)
Experimente fazer Civitella D'agliano e Bagnogegio no mesmo dia 22min de carro (mapa)
Data da Viagem: 2014
Cidade de Origem: Assis
Cidade de Destino: Siena
Meio de Transporte: Automóvel

Vídeo do youtube sobre Bagnoregio



Mapa da cidade no Google


Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário