Viena (Austria)

A cidade de Viena é linda, preservada, bem organizada e limpa. Essa foi a capital europeia que menos sofreu com a incidência de bombardeios durante a segunda guerra. Bondes modernos (Trams) cruzam o histórico e preservado cenário de fundo. A cidade vai do novo ao antigo com beleza e preservação. O metrô tem um ótima rede que funciona por 24 horas nos finais de semana. Nos hospedamos por três noites no Hotel Ananas, em frente a estação Pilgram do Metrô

Parque Prater


Parque Prater

Parque Prater


Logo que chegamos na cidade fomos à Roda Gigante do Prater, um dos símbolos de Viena. Como dizem, esta é a Roda Gigante mais antiga da Europa. Para acessar o parque, basta seguir até a estação de Wien Praterstern (metrô ou tram). Fácil.   

 Holfburg

 Passeios em Hofburg, Centro Histórico de Viena

O Centro Histórico de Viena é, na minha opinião, um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos da Europa. Não deixe de visitar a Catedral Gótica de Santo Estevão (Stephansdom), O Palácio Imperial de Hofburg, a Ringstrasse, a Ópera de Viena (Staatsoper) e o Museu de Belas Artes (Kunsthistorisches).  

Prédio da Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)

Entrada principal da Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)

O Lustre nem cabe na foto: Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)

Camarotes Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)

Sala de espera: Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)

Imensa e preservada. Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)
Para quem gosta (ou mesmo para quem não gosta) de visitar óperas e seus imponentes edifícios, saiba que a Ópera de Viena (Wiener Staatsoper) é uma das mais importantes do mundo. Nomes como Wagner, Mahler, Verdi e Rossini davam alto nível de credibilidade ao local. O prédio foi inaugurado em 1869 com a ópera "Don Giovanni" por ninguém nada menos que Wolfgang Amadeus Mozart. Na segunda guerra, em 1945, a Wiener Staatsoper teve boa parte do prédio destruído por bombardeios aliados. Vale à pena visitar o local. Ingressos você encontra neste link.  


O Palácio da Princesa Sissi (Schloss Schönbrunn)

O Palácio da Princesa Sissi (Schloss Schönbrunn)

O Palácio da Princesa Sissi (Schloss Schönbrunn)

O Palácio da Princesa Sissi (Schloss Schönbrunn)

O Palácio da Princesa Sissi (Schloss Schönbrunn)


O melhor da viagem à Áustria é, sem dúvida, o palácio Schloss Schönbrunn (Palácio da Princesa Sissi). Prefiro esse palácio do que Versailles. Em Schönbrunn tudo é muito bem cuidado, limpo, amplo e majestoso. Fica pertinho do centro de Viena, cerca de 30 minutos de Ônibus de linha regular. Os jardins são de perder de vista. Dá para se ter uma ideia do que é o palácio acessando essas fotos. Uma visita necessária e imperdível. Chegando cedinho dá para visitar em meio dia... Mas pense em um plano B, pois vai querer ficar o dia todo.... Ingressos podem ser comprados nesse link


O centro comercial de Viena

Rua do centro comercial de Viena

Ruas do centro comercial de Viena

O centro comercial de Viena
Eu diria que Viena é uma Budapeste menos destruída pela guerra e mais preservada. Todos deveriam conhecer essa joia. Uma Europa antiga, original e sem a destruição. Centro comercial de Viena me pareceu muito seguro. E haja chocolate... Em uma das noites, caminhamos muito, das 21:00 às 02:45hs sem problemas. Mesmo com pouca gente nas ruas, tive sensação de segurança. 


Os maravilhosos embutidos de Viena

Muita gente vai à Viena para conhecer a rica gastronomia desde o famoso Schnitzel até maravilhas como: Tafelspitz (picanha com raiz forte em uma compota de maçã), Liptauer (um tipo de patê com queijo, páprica, cebola e anchova. Muito bom). Não podemos esquecer as imperdíveis tortas de maçã (apple strudel). O melhor e mais barato lugar para experimentar tudo isso é o popular Mercado Central (Naschmarkt), com muitas opções. Na verdade este lugar é uma grande feira onde de tudo tem um pouco. 

Mercado das Pulgas, Mercado Central (Naschmarkt)

Mercado das Pulgas, Mercado Central (Naschmarkt)

Mercado das Pulgas, Mercado Central (Naschmarkt)
Faço aqui uma ressalva importante: No período em que estive em Viena, conheci (por acaso) um Pub Australiano (sim, Australiano e não Austríaco) chamado Cross Field. Gostei tanto que acabei voltando. Uma bela pedida para se comer bem e beber uma boa cerveja (experimente a Victoria Bitter). Não é caro, mas leve em consideração que a Áustria é um dos países mais caros da Europa (perde para a Suiça). Esse restaurante, embora Australiano, nada lembra a rede Outback. Uma delícia!

Super recomendo. Pub Australiano Cross Field.

Pub Australiano Cross Field.

A bicicleta na Áustria não é uma loucura como em Amsterdam. Mas tem muita bike rodando por lá. E dá para andar bastante, pois o relevo e o clima facilitam. As bicicletas são lindas (cromadas) e tem uma estação de "rent-a-bike" a cada um ou dois quilômetros. Se você está disposto, alugue uma nesse link

Metrô de Viena (não para aos finais de semana)

Os trens e os canais artificiais em Viena

Em alguns casos o Transporte Público roda às margens (dentro) dos canais artificiais com estrutura simples e eficaz. No metrô não existem catracas nem tampouco bilheterias ou cobradores. Antes de entrar no trem ou metrô, você compra os ingressos nas maquinas de auto-atendimento e pronto. Durante os três dias que fiquei em Viena não vi fiscalização.  As linhas de trem que partem de Viena fazem trajetos para as mais diversas cidades da Europa. Quase todos os trens tem vagões restaurante e os noturnos tem cabine com cama. Detalhes no Link

Melhor época para viajar: (Abril e Maio) ou (Outubro e Novembro). 

Dicas Importantes: 
O que não pode faltar: Água e um calçado confortável (vai andar muito).
A cidade é bem segura e pessoas mais velhas preferem falar o alemão ao inglês.
Aproveite: Vai se fartar e comer chocolate e embutidos.  
Informações Turísticas acesse: este link
Use o Transporte Público sempre. 
Visite a Ópera e Karlskirche.
Viena tem opções de passeios a pé, como: "Naschmarkt", Ringstrasse e Centro Histórico,
Visita imperdível: Schloss Schönbrunn 
Beber: Experimente a Cerveja Zwickel (Turva e forte) 
Comer: Experimente o "Tiroler Grostl" (mistura de batatas, carne de porco, cebola e ovos).  
Beber e Petiscar: Recomendo ao Australiano  Cross Field.


Fotos: Manequinho Correia
Data da Viagem: 2011 SEP
Cidade de Origem: Praga
Cidade de Destino: Bratislava, depois Budapeste
Meio de Transporte: Ônibus, Bonde e Metrô.

Veja este vídeo do youtube sobre Viena:




Espero ter ajudado


Nenhum comentário:

Postar um comentário