Bratislava (Slovakia)

Acredito que essa postagem possa ser de grande valia à quem pretende visitar a região de Viena e Budapeste. Talvez, uma bate-e-volta em Bratislava (Eslováquia) seja muito interessante... Estive na cidade apenas de passagem. Na verdade foi uma parada estratégica enquanto viajava de Viena à Budapeste. Não fiquei mais do que seis horas no local. Segue relato do pouco tempo que tive e das coisas interessantes que conheci superficialmente, é claro! Voltaria com mais calma....

Transporte Público na Bratislava


"Cumil", uma das diversas estátuas em tamanho real do Staré Mesto.

Staré Mesto é o lugar mais turístico da cidade. Local onde os ônibus estacionam com quem faz "one-day-trip" vindo de Viena (80km) ou Budapeste (190km). Além dos ônibus, tem muita gente que chega de trem ou então através dos cruzeiros pelo Danúbio. Este é o local para comprar presentes, conhecer restaurantes, arte, cultura e os deliciosos cafés. O bairro é limpo, aparentemente seguro e muito bem organizado. Chamou a minha atenção a quantidade de estátuas com forma humana em tamanho real. Dentre elas o "Cumil" (foto acima), a "Schone Naci Statue" e a "Napoleon´s Army Soldier Statue". 

A simplicidade do artesanato da região

Ovos Pintados: Tradição de Páscoa do Leste Europeu

Além dos tradicionais Ovos Pintados (uma forte tradição do Leste Europeu, comuns em Budapeste e Praga), também vimos muito artesanato feito com palha de milho (mesmo  tipo de peças que os  avós húngaros da minha esposa faziam quando chegaram ao Brasil).  

As carpas e os peixes de água doce da Europa Central.

Goulash Húngaro é influência a culinária da Bratislava.

Um boa pedida no almoço foi a carpa (não sei detalhar o tipo). Uma delícia. Outro prato delicioso e mais famoso é o Bryndzové Halusky, um tipo de carne carneiro (eu acho) misturado com algo parecido com massa de macarrão. Não sei exatamente o que era, parecia um "Goulash", só que mais seco. O que sei é que era bom, típico do local. Foi uma sugestão do garçom. Gostei! 


Cafés e restaurantes em Bratislava. 


A cidade é bem dedicada ao turismo, tem muitos cafés e restaurantes limpos, organizados, bons e baratos (comparados aos preços da Áustria). A Eslováquia é um país bem pequeno, lindo, tem uma maravilhosa arquitetura, além de contar com um povo bonito e simpático. 

A parte velha da cidade, hiper conservada

A cidade de Bratislava tem sua data de fundação aproximada no ano de 907 (sim 907). Já passou por diversas guerras e fez parte de diversos impérios. Em suas antigas ruas e becos existem diversas fortificações, muralhas, torres, largos paredões, túneis, passagens sub-tearâneas e portões de madeira gigantescos. Uma verdadeira viagem no tempo. A maioria das edificações são dos séculos XIII, XIV e XV. Tudo muito bem cuidado e limpo. Queria ter ficado mais tempo na cidade. Acredito que duas noites seriam uma melhor pedida...


Staré Mesto

Staré Mesto

A população da região teve origem nos Eslovacos, Húngaros, Checos, Alemães, Moravos e Croatas. A língua oficial (eslovaco) é uma sopa de letrinhas, pois trata-se de um idioma bem estranho aos nossos costumes. O Arquétipo é de gente magra, alta, clara, com cabelos castanhos (ou pretos) e olhos claros.  Tanto em Praga, quanto em Budapeste, vimos algumas pessoas de pele clara, cabelo preto bem liso e olhos verdes ou azuis. Lindas....

Atracadouro de Cruzeiros no Rio Danúbio

Castelo de Bratislava visto do Daúbio

UFOs Bridge Tower sobre o Danúbio


Também fizemos uma curta caminhada pelas margens do "Rio Danúbio". Infelizmente não tivemos tempo suficiente para subir na torre "UFOs Bridge Tower" ou fazer um passeio de barco pelo trecho do rio que corta a cidade. Sem chances de conhecer as principais atrações da cidade como o Palácio de Grassalkovick e o Castelo de Bratislava. Conclusão: É o que temos para hoje. Precisamos voltar!

Temperatura média anual na Bratislava
Melhor época para viajar: (Abril e Maio) ou (Outubro e Novembro). 
Dicas Importantes:: 
Informações Turísticas na Bratislava
O que não pode faltar: Um calçado confortável (vai andar muito)
Faça um passeio de barco pelo  Danúbio EUR$ 15 = 1 hora
Experimente a Cerveja Zlatybazant
Este é o website do Bairro Staré Mesto 
Trecho do Rio Danúbio na Bratislava
O ponto mais alto: UFOs Bridge Tower

Data da Viagem: 2011 SEP
Cidade de Origem: Viena
Cidade de Destino: Budapest, depois Nyregyhaza
Meio de Transporte: Ônibus, Bonde e Barco.

Veja este vídeo do youtube sobre Bratislava.





Espero ter ajudado

Nenhum comentário:

Postar um comentário