Guimarães (Portugal)

A cidade de Guimarães, o "Berço de Portugal" tem sua data de fundação estimada no ano de 1128. Aqui Dom Afonso Henriques (Rei Afonso I) expulsou os mouros e colocou Portugal na direção de um futuro brilhante. O país, aos poucos, e nos séculos subsequentes, tornou-se uma das mais importantes nações mercantis na Europa.

Castelo de Guimarães


O Nascimento de uma Pátria




Guimarães o Berço de Portugal


Igreja Nossa Senhora da Consolação.

A linda cidade de Guimarães fica apenas a uma hora de carro do Porto (mapa 65km). Se preferir chegar de trem, partindo do Porto, vá até a Estação São Bento. Vai gastar cerca de 75 minutos e pagar cerca EUR$ 6 (ida e volta). As passagens podem ser compradas pela internet no site da Estação São Bento (aqui).

Acesso ao Castelo de Guimarães

Castelo de Guimarães

As Muralhas do Castelo
Castelo de Guimarães, eleito uma das sete maravilhas de Portugal, tem sua data de construção estimada em época anterior ao ano de 958 (isso mesmo... o ano é novecentos e cinquenta e oito). Uma construção com mais de mil anos que está ainda muito bem conservada. A entrada e o estacionamento são gratuitos. 

O Castelo visto da Cidade

Sobre as Muralhas do Castelo

O Castelo e sua maravilhosa vista

Não há portarias, controle de entrada/saída de pessoas, nem tampouco cobranças. O acesso é livre. É chegar, estacionar, entrar, subir, admirar. O  castelo é lindo, a vista é privilegiada e a arquitetura um show à parte. Um lindo monumento à disposição de todos. 

Acesso do Castelo de Guimarães

Homenagem - Fernando Pessoa

Muralhas do Castelo de Guimarães


Na verdade, nossa visita à Guimarães foi meio que sem planejamento e bem rápida. Saímos do Porto bem cedinho; Nosso destino era Braga. Guimarães foi apenas um presente no meio do caminho, uma parada estratégica para apreciar a vista, esticar as pernas, tomar uma água... 

Os mosaicos portugueses (assim como em Lisboa)

Praça de Santiago

Centro Histórico



Como ainda era bem cedo, o monumento estava praticamente vazio (apenas algumas crianças em visita guiada por professores). Não ficamos mais do que três horas na cidade. Mas deu para descobrir a maravilha que é esse castelo. 

Muralhas do Castelo de Guimarães

Uma das entradas do Castelo de Guimarães 

Através de pesquisas que fiz na Internet (infelizmente e, tão somente após ter concluído essa viagem), acredito que errei ao passar tão rapidamente pela cidade. Guimarães merece uma estadia mínima de duas noites. Assim, o local pode ser explorado de maneira mais turística e menos apressada. Faltou planejamento... Quero voltar. Sempre que chego à uma cidade, já no primeiro dia, acabo optando pelos ônibus de dois andares Yellowbus. Acredito que este seja o jeito mais fácil de se localizar geograficamente e, com mais calma, tentar visitar os locais preferidos.

O Padrão do Salado, Centro Histórico de Guimarães

Paço dos Duques de Bragança, Centro Histórico de Guimarães

Centro Histórico de Guimarães


Quando voltar ao Norte de Portugal (estimado para Junho de 2017), certamente não deixarei de visitar a Praça de Santiago, o Paço dos Duques de Bragança, o Teleférico. Já ia esquecendo. Não posso deixar de experimentar o prato oficial de Guimarães, o "Naco à Conquistador". Por esse e outros motivos, eu certamente volto a cidade !!

Melhor época para viajar: (Abril e Maio) ou (Outubro e Novembro). 

Dicas Importantes:
Beba água e use um calçado confortável (vai andar muito)
Visite linda região da Praça de Santiago e o Paço dos Duques de Bragança,
Visite também o Teleférico da Cidade (detalhes qui)
Imperdível em Guimarães: O Castelo de Guimarães e o Centro Histórico.
Experimente o prato oficial de Guimarães, o "Naco à Conquistador"
Transporte Público em Guimarães (aqui), Ônibus (aqui) e  Trens (aqui).
Para quem tem pouco tempo como eu, uma boa pedida é o Yellowbus.

Visite-nos no Facebook
Data da Viagem: 2012 ABR
Cidade de Origem: Porto
Cidade de Destino: Braga
Meio de Transporte: Carro

Vendedora de Castanhas de Guimarães (youtube).


Veja este vídeo do Luis Costa sobre Guimarães (youtube)






2 comentários:

  1. Muito bom esse blog......!!! minha viagem prontinhaaaaa...bora comer castanha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se der tudo certo, estarei lá em Julho (novamente), pois irei à Pontes de Lima, e Guimarães fica no caminho. Isso é bom....

      Excluir