Praga (Czech Republic)

Chegamos em Praga em um dia quente. Nos hospedamos por duas noites no Hotel Clarion Congress. Praga é uma cidade maravilhosa, mas com topografia acidentada. Recomendo que inicie sua caminhada pelo Castelo de Praga que fica na parte mais alta da Cidade. Visite o Castelo no dia e hora de Troca da Guarda. De lá, passe pelo lindo bairro de Malá Strana, pela Zlata Ulicka e pela Ponte Carlos (Charles Bridge - Karluv Most). Se o clima estiver confortável, aproveite o lindo roteiro e gaste um dia inteiro para fazer essa boa caminhada. O bom é que é só descida. Tem muitas lojas, restaurantes e cafés no caminho. A cidade é nota dez. Aproveite!

Antigos e eficientes Bondes de Praga. Região do Castelo. 

Antigos Bondes de Praga. Região do Menino Jesus de Praga. 


A maioria das edificações do Centro Histórico de Praga (Patrimônio UNESCO) é do século XIV. Mas existem construções dos séculos XI ao XVIII. Mesmo com diversas restrições de acesso à alguns carros, o trânsito na Cidade Velha é complicado (travado). São muitas as ruas estreitas e com calçamento em paralelepípedo. Os bondes que circulam são da década de cinquenta. O Metrô de Praga tem suas galerias bem profundas e as escadas rolantes são longas e íngremes. Aliás, existe uma outra cidade em Praga. A Praga Subterrânea que não tive chance de visitar. Veja aqui

Catedral de São Vito, Castelo de Praga

Catedral de São Vito, Castelo de Praga


O Castelo de Praga

Ingressos para o Castelo de Praga

 Castelo de Praga (Prazsky Hrad) é o Maior Castelo do Mundo (Guiness Book), ocupando uma área de 72mil m/2 (praticamente uma cidade). O início de sua construção foi no ano de 880. Pode ser visto de quase todos os cantos de Praga. Foi construído no alto da Colina Hradcany, próximo ao Rio Moldava (Vltava em Tcheco). Para ir do centro da cidade até o Castelo, basta pegar um dos diversos bondes que sobem a colina. A viagem não dura mais do que dez minutos. A famosa Capela de São Venceslau fica dentro da Catedral de São Vito que fica dentro do Castelo de Praga. Mesmo fazendo parte Europa Unificada, a moeda corrente é a Coroa Tcheca, facilmente trocada em diversas casas de câmbio que existem por toda a cidade. 

Museu Nacional de Praga

Imediações da Pnte Carlos


Praga vista do Castelo. 

O centro de Praga e a Cidade Velha valem um bom dia de caminhada. Praga é uma cidade barata (comparada à Viena). Cafés e restaurantes são abundantes, tradicionais e variados por toda a zona turística. Quer comer um pato? Esse é o lugar. Uma boa dica é o Prazská Sunka (um tipo de presunto). Aqui também se come o popular Gulash (Húngaro) de frango, de porco, de pato ou ovelha. Outra opção é a carpa que vem com sementes moídas (acho que nozes e frutas secas). A cidade é o melhor lugar do mundo para se comprar Cristais, inclusive os Swarovsky. Praga me pareceu segura (mesmo boêmia). A única recomendação que recebi foi para ter cuidado com os motoristas de táxi, mas não tive problemas. Cerveja? A Cerveja 1795 custa certa de EUR$ 0,65 em Praga. No Brasil, chega a custar R$ 38,00 em um bar. Aproveite e tome qualquer cerveja Tcheca que é, sem dúvida, muito boa. Afinal, a cidade de Pilsen fica aqui pertinho. Pelo nome da cidade, imagine a qualidade das cervejas. Este link mostra a grande variedade. 


Malá Strana vista do Castelo

Zlatá Ulička, em Malá Strana - Golden Lane. A Rua do Ouro. Uma lugarzinho lindo, de casas geminadas, dois andares e telhados vermelhinhos. São todas interligadas na parte térrea e superior. Pequeno, bem montado e conservado. Cercado de cafés, suvenirs, muita história e restaurantes. Um lugar onde moravam os mais importantes funcionários que construíram o Castelo de Praga, assim como os alquimistas, artesãos e ourives.  Visita obrigatória para quem vem à Praga. 


O Relógio Astronômico

O Relógio Astronômico de Praga (Staromestká Radnice), construído no século XV, fica no prédio da antiga prefeitura (Cidade Velha). Em todas as horas cheias, quando o ponteiro grande alcança o 12, um soldado toca uma corneta no alto da torre avisando que o show vai começar. Uma multidão de turistas se aglomera em frente à prefeitura para ver as figuras alegóricas de madeira (morte, anjo, avareza e Cristo) que dão um show ao compasso do tempo. Nesse mesmo local existem entradas para a cidade subterrânea de Praga que, infelizmente, não tive tempo de conhecer. 

Ponte Carlos sobre o Rio Moldava

O Castelo visto do Outro lado do Rio Moldava



Margens do Rio Moldava e parte da Ponte Carlos

A Ponte Carlos (Karluv Most), sobre o Moldova River (Vltava), que tem sua data de construção no século XIV, é o principal símbolo da capital Tcheca. Decorada por diversas estátuas de artistas de toda a Europa. A obra arquitetônica fica lotada de turistas o ano todo. A vista é maravilhosa. Todo o entorno da Ponte é cercado de paisagens majestosas, edificações antigas e atracadouros de barcos que chegam e saem para os mais variados destinos. 

Menino Jesus de Praga

Ovos trabalhados (Comum em todo o Leste Europeu)

Souvenirs do Relógio Astronômico 


Praga é uma cidade de muitos presentes, com ótimos preços e lembrancinhas únicas. Acima fotos do Menino Jesus de Praga, os Ovos decorados do Leste Europeu e miniaturas do Relógio Astronômico. Original e barato.  

Temperatura anual em Praga
Melhor época para viajar: (Abril e Maio) ou (Outubro e Novembro). 

Dicas Importantes:
Beba água e use um calçado confortável (vai andar muito)
Visite linda região de Malá Strana e Golden Lane
Imperdível em Praga: Relógio Astronômico, Torre da Prefeitura da Cidade Velha,
o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito, a Ponte Carlos e suas Torres e Torre da Pólvora. 
Queria ter visto: Teatro de Sombras de Praga.
Experimente qualquer Cerveja Tcheca.
Comida. Como dito acima, coma um pato ou Gulash.

Data da Viagem: 2011 SEP
Cidade de Origem: Dresden
Cidade de Destino: Viena
Meio de Transporte: Ônibus, Bonde, Metrô.

Veja este vídeo do youtube sobre Praga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário